2010/12/17

Evento e Inauguração de sucesso


Existe uma máxima que diz “A primeira impressão é a que fica”. Não saberia dizer ao certo se isso vale para todas as situações e pessoas, entretanto, sabemos que se a primeira impressão não vai ficar pra sempre, ao menos ela é de extrema importância, principalmente para o seu negócio.

Inaugurar um negócio simplesmente abrindo suas portas é muito vazio, primeiramente porque o público de forma geral adora novidades, e qualquer tipo de inauguração, traz invariavelmente uma certa visibilidade para o negócio.
A inauguração de uma empresa, seja comércio, indústria ou prestação de serviços, é talvez a melhor oportunidade que o empresário terá de chamar a atenção do grande público a um custo relativamente baixo.

Para cada segmento de mercado existe uma maneira diferente de realizar a inauguração do negócio. Certamente, uma boutique não será inaugurada da mesma forma que uma academia, ou farmácia. Um evento de inauguração deve ser
planejado levando-se em conta vários quesitos, entre eles, quem são o público alvo do negócio, o planejamento estratégico de marketing, quantidade de convidados, e principalmente o budget disponível.

De forma geral, três questões primordiais devem ser observadas quando tratamos de eventos de inauguração. É como um tripé, que se deixado de considerar uma das hastes, o evento pode ruinar, ou no mínimo, não surtir o efeito esperado.

Primeiro: Tipo de evento
O tipo do seu evento certamente é uma das questões que mais influenciará no seu orçamento. É preciso definir primeiramente se será de dia ou à noite. Depois, é necessário definir se será um almoço, churrasco, coquetel ou jantar.

Essa escolha tem que ser feita em consonância com o seu negócio. Já presenciei absurdos, como por exemplo, uma ocasião onde foi oferecido um jantar à base de lagarto ao molho madeira, para inauguração de uma loja de produtos naturais. Quer dizer, o seu negócio deve surgir com uma idéia, uma essência... Aquilo que você oferece como produto ou serviço deve estar alicerçada a um conceito, que precisa ser respeitado em todos os aspectos. Uma loja de produtos naturais, certamente atrairá muitos clientes vegetarianos. E o seu negócio? Qual o público que deve atrair? Isso deve ser considerado antes de iniciar a organização de sua inauguração.

Segundo: Motivo do Evento
Hoje estamos tratando especificamente de um evento para atrair atenção para a inauguração de seu negócio. Todo evento deve ser específico e focado em um tema. Não aproveite este evento para comemorar várias ocasiões. Se vamos organizar uma “inauguração”, não comemore um aniversário, ou uma confraternização na mesma festa. Já recebi convites do tipo “Inauguração da nova sede da empresa X e confraternização de fim de ano dos funcionários”. Ora, a confraternização de funcionários é um evento importantíssimo. Muitas vezes, é uma oportunidade de aproximação entre profissionais e estreitamento de vínculos. Isso irá refletir no dia a dia de sua empresa, e certamente será um incentivo para todos. Deve ser um evento apenas para funcionários e familiares, para que os colaboradores “sintam” que tiveram uma festa para eles, pois uma inauguração, além de funcionários e familiares, conta também com a presença de clientes, fornecedores, e o mais importante: Mídia. Portanto, pode parecer banal, mas focar o seu evento em um tema específico é de extrema importância, não só para a satisfação de todos, mas também para que o público alvo do seu negócio entenda a mensagem que sua empresa precisa passar. É isso que irá chamar a atenção e aguçar o desejo de todos em conhecer o seu produto ou serviço.

Terceiro: Escolha da data. (precisa ver se não  tem show na cidade, casamento de alguém importante...etc)
A data do evento não deve ser escolhida de forma aleatória. De uma maneira grosseira, podemos imaginar um empresário realizando um grande coquetel de inauguração de uma boutique de roupa masculina, na véspera do dia das mães. Certamente, a mídia e o grande público não responderão com a atenção que o empresário precisa. Isso é um exemplo genérico, mas é certo que a data do evento deve ser estudada levando em consideração uma quantidade enorme de variáveis, dependendo do segmento de mercado, da localização do negócio, e do público alvo.

Entendo fundamental que independentemente da data escolhida, o evento seja realizado durante a semana. Evidentemente que se estivermos em dezembro, isso já fica inviável devido ao horário especial do comércio. Mas o importante é que o evento termine, e já na próxima manhã o cliente tenha oportunidade de conhecer o seu espaço. É preciso aproveitar o “calor” da novidade ao máximo possível. Se o empresário realizar um “coquetel de inauguração” na sexta-feira, e o negócio só abrir as portas na segunda, certamente a expectativa dos clientes estará menor, e o fluxo de pessoas visitando seu negócio também. É imprescindível que nos dias seguintes ao “evento”, a festividade tenha uma certa continuidade no seu espaço. Servir bebidas, petiscos e doces a todos que lhe visitar será muito importante na construção do vínculo com seu cliente.

É importante também pesquisar a programação cultural de sua cidade antes de agendar a data. Não será nada interessante dividir a atenção do público e da mídia com um show da Ivete Sangalo, por exemplo. O ideal é que seja em um dia com o menor número possível de shows e atrações culturais.
Apesar de parecer básico e simplório, se alguma dessas três bases de um evento não for escolhida adequadamente, seu evento poderá ser um grande fracasso.
Cid Nunes Ferreira

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4 comentários:

  1. Adorei as sugestoes,precisava de uns toques desse.bj

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  2. Ótima sugestões! Pois pretendo inaugurar a minha loja de roupas masculinas perto do dia dos namorados. Obrigada pelas dicas!
    Lourdes

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  3. Boas sugestões! Estou cuidando da inauguração da nossa empresa / loja e algumas dessas dicas me ajudaram.

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  4. Ótimas dicas. Essa questão de datas

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